Um Jogo digital: "Linguaventura" para o auxílio no ensino- aprendizagem da alfabetização do ensino fundamental II

2024; Volume: 20; Issue: 4 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n4.69904

ISSN

1807-8931

Autores

Jonatan Henrique da Silva, Victor Barcelos Gontijo de Carvalho, Gabriel de Freitas Paixão, Hugo Rodrigo Gomes de Castro, Pedro Moisés de Sousa,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste artigo, descreve-se o desenvolvimento de um jogo educacional digital, o Linguaventura, voltado para o ensino de língua portuguesa no Ensino Fundamental II. O jogo utiliza o motor gráfico Unity 3D e procura oferecer uma abordagem dinâmica para o ensino, convidando os alunos a embarcar em uma viagem por Lexiconium, um mundo de magia. O protagonista, nomeado pelo jogador, deve impedir Pedro, o Carrasco Acadêmico, de ameaçar Lexiconium com magia proibida. O artigo discute a criação e implementação do Linguaventura, seus desafios e resultados preliminares, contribuindo para a discussão sobre o uso de jogos digitais no ensino e inspirando novos projetos nessa área.

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