Religião em tempos de YouTube: especificidades dos canais evangélicos brasileiros Fafismelo e Fabibertotti
2024; Volume: 20; Issue: 7 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n7.70633
ISSN1807-8931
AutoresAllysson Viana Martins, Thaís Rivero,
Tópico(s)Media, Religion, Digital Communication
ResumoOs youtubers evangélicos, aqueles que produzem especificamente para o YouTube, usam a plataforma para ganhar alcance e visibilidade não possível em um culto comum, presencial. Entre esses profissionais, duas mulheres se destacam: Fabiola Melo e Fabiana Bertotti, sobretudo por não serem líderes religiosas tradicionais. Este artigo destaca como se remodelam os conteúdos da (ciber)religião para a linguagem dessa mídia social no (ciber)espaço, a partir de uma indução descritiva, enfatizando aspectos de um produto audiovisual, como enquadramento, composição e ângulo, além de som e estrutura. As youtubers se diferem desde o enquadramento e o cenário até a linguagem e a vestimenta, enquanto Fabiana possui um estilo mais padronizado, de enquadramento, cenário, bordão e vestimenta, Fabiola faz encenações e interpretações próprias.
Referência(s)