Entendeu ou quer que descomplique? Noções verticais de ensino na plataforma digital Descomplica
2023; Volume: 19; Issue: 6 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1807-8931.2023v19n6.66845
ISSN1807-8931
AutoresIgor Fonseca Silva, Isabella Peixoto dos Santos, Isabela Logrado Fanaia Pessoa, Verbena Córdula Almeida,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste trabalho apresenta uma reflexão acerca da plataforma de ensino virtual Descomplica, tendo como foco o seu princípio pedagógico. O objetivo principal é observar se o modelo de “educação bancária” descrito por Freire (1987) está inserido como prática pedagógica no canal. As análises se baseiam em três videoaulas das áreas de História, Sociologia e Filosofia, disponibilizadas gratuitamente no YouTube. O estudo está ancorado em teóricos como Paulo Freire (1987/1996), Kaplún (1998), Barros (2011), Citelli (2018) e outros, que discutem acerca da educação crítica e horizontal, do entrelace entre Comunicação e Educação, da Educação em tempos de tecnologia, entre outros. Foi possível observar que didática utilizada pela plataforma possui abordagens educacionais pautadas em uma lógica estrutural liberal, na qual a promoção de conhecimento é a última prioridade.
Referência(s)