Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Aula de campo como instrumento de ensino/aprendizagem em Geografia e História numa E.E.F. em Tauá-CE

2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS; Volume: 9; Issue: 4 Linguagem: Português

10.48017/dj.v9i4.3154

ISSN

2525-5215

Autores

Elivan Custodio Araujo, Antonio José de Aquino, Sabrina Pedrosa Lima,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

A pesquisa tem como objetivo discutir a relevância das aulas de campo como ferramenta metodológica e didática para embasar conhecimentos teóricos e práticos da Geografia e da História, trazendo como base uma análise dos benefícios proporcionados por esse tipo de aula na aprendizagem dos alunos em uma Escola de Ensino Fundamental. O estudo foi realizado em junho de 2024 no município de Tauá – Ceará. A aula foi efetivada no serrote Quinamuiú com a presença de 77 alunos, dos quais 41,1% eram do 8º ano A e B e 51,9% eram do 9º ano A e B. A participação do gênero masculino foi de 50,6% e do gênero feminino foi de 49,4 e três professores. Os componentes curriculares Geografia (38,9%) e História (45%) são as disciplinas que os alunos mais tiveram aula de campo na escola. Na opinião dos pesquisados, o que eles mais gostaram na aula de campo realizada no serrote Quinamuiú foi a observação das paisagens (34,6%) e por ter sido uma prática diferente realizada fora da sala de aula (33,1%). Conclui-se que a aula de campo é uma ferramenta metodológica bastante útil, que auxilia na compreensão da Geografia e da História e no desenvolvimento de aulas mais interativas; desperta, também, o interesse dos alunos para a busca do inovador e fora da monotonia da sala de aula, assim como é imprescindível para que haja o processo de ensino e aprendizagem em diversas ciências/disciplinas que buscam transformar os alunos em seres pensantes, críticos e atuantes.

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