Artigo Acesso aberto

Atos Antirracistas na Educação Básica do Campo Jacuipense: Crianças, Jovens e Griôs de Axé

2024; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.47764/e24052001

ISSN

2675-6722

Autores

Aryanne Soares dos Santos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo apresenta práticas educativas antirracistas em duas escolas do campo de Riachão do Jacuípe na Bahia. Ensejamos atos antirracistas descolonizadores do saber/pensar/ser/viver centrados na legislação (Brasil, 2003, 2008; Bahia, 2022) e na pedagogia griô (Pacheco,2006,2015). De uma pesquisa-ação, fruto do projeto interdisciplinar Batuques de Ancestralidade e do projeto E-books Pedagogia Griô Contação de Histórias, nasceu este estudo, cujos resultados demonstraram que as práticas pedagógicas alinhadas ao protagonismo étnico-racial, promoveram atos de currículo insurgentes e decolonizantes, a exemplo das rodas de contação de histórias, rodas de diálogo embaladas na palavra da contadora velha griô, nas experiências fílmicas, nos desenhos e poesias, nas descobertas de personalidades negras, no encontro com os mestres griôs da comunidade campesina chapadense. Somando-se a isso, o fortalecimento e (re) conhecimento das identidades infantis e juvenis se potencializaram vivência da ancestralidade e às aprendizagens sobre escuta, reverência, referência aos mais velhos griôs; Atos de currículo antirracistas eivados de axé foram vividos intensamente por crianças e jovens da educação fundamental e do ensino médio desafiando uma educação do campo diversa para as relações étnico-raciais cada vez mais autênticas e insurgentes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX