Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Avaliação de gamificação para softwares de atividades físicas para idosos

2024; Volume: 16; Issue: Especial Linguagem: Português

10.59681/2175-4411.v16.iespecial.2024.1358

ISSN

2175-4411

Autores

Arthur Pereira dos Santos, Jackson Silva, E. Silva, Lorena Santos, Alex Ramos, L. B. Lopes, Vinícius Cardoso Garcia,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Considerando o sedentarismo como um dos principais fatores de morte em idosos, a gamificação surge como uma ferramenta para incentivar a prática de atividades físicas para esse público. Objetivo: este estudo propõe heurísticas e um instrumento capaz de avaliar gamificação em software para fins de engajamento dos usuários idosos na realização de atividades físicas. Método: o método exploratório de estudo de campo foi adotado. Resultados: um protocolo com foi criado com base em heurísticas dispersas pela literatura. Conclusão: os artefatos concebidos são replicáveis dentro de contextos similares de desenvolvimento de software.

Referência(s)
Altmetric
PlumX