Artigo Acesso aberto

O desenvolvimento de puzzles para um jogo digital educativo utilizando a aprendizagem criativa

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 16; Issue: 11 Linguagem: Português

10.55905/cuadv16n11-108

ISSN

1989-4155

Autores

Sheisa Bittencourt, Regina de Oliveira Heidrich,

Tópico(s)

Educational Games and Gamification

Resumo

Este artigo apresenta a metodologia utilizada no desenvolvimento de puzzles para um jogo educativo baseado nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, voltado para estudantes do Ensino Fundamental. A criação dos puzzles envolveu a aplicação da aprendizagem criativa, proposta por Resnick (2020), que enfatiza a experimentação e o "pensar brincando". A metodologia utilizada para o desenvolvimento do jogo, fundamentada na tentativa e erro, segue uma abordagem dialética, em que contradições inerentes aos fenômenos são exploradas para aperfeiçoar o processo criativo. Além disso, a pesquisa é qualitativa, com observação participante como principal instrumento de coleta de dados, documentando o desenvolvimento dos puzzles por meio de fotos, vídeos e anotações. O trabalho também é caracterizado como ex-post-facto, analisando a experiência após o desenvolvimento dos puzzles. A pesquisa foi planejada para atender às necessidades de um público-alvo específico – estudantes do 8º ano de escolas públicas – e utilizou questionários para adequar o conteúdo ao perfil desses estudantes. Conclui-se que a combinação entre aprendizagem criativa e os ODS da ONU permitiu o desenvolvimento de uma metodologia lúdica e educativa, que visa tanto a solução de problemas quanto a promoção da consciência social e ambiental entre os estudantes.

Referência(s)