Entre a mídia audiovisual, a cultura e as propostas de ensino tensionadas pelo XIV Festival de Campos do Jordão: precursores do movimento de arte/educação pós-modernista
2024; Editora Univates; Volume: 21; Issue: 12 Linguagem: Português
10.54033/cadpedv21n12-182
ISSN1983-0882
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoDe natureza teórico-reflexiva, a presente pesquisa insere-se em um panorama histórico que analisa o início do que pode ser entendido como uma ampla ação de divulgação do Movimento Pós-Modernista de Arte/Educação no Brasil, com destaque para o XIV Festival de Inverno de Campos do Jordão, realizado em 1983. Esse evento foi um marco importante, pois coincidiu com o fortalecimento dos estudos culturais e com o papel crescente da mídia audiovisual no ensino da Arte. Além de sua relevância contextual e histórica, o objetivo central deste artigo é destacar a importância da leitura crítica da imagem e do som veiculados pelas mídias audiovisuais, aprofundando reflexões a partir do festival de 1983 e trazendo ideias que reverberam até a contemporaneidade. A partir disso, torna-se possível conceber a construção de um currículo dinâmico, capaz de atender às demandas contemporâneas e de se adaptar tanto às necessidades locais quanto globais, promovendo a formação de identidades sociais diversas. A pesquisa fundamenta-se, sobretudo, nos estudos de Bredariolli (2009), Ayer (2009) e Barbosa (1998), partindo do pressuposto de que o sucesso educacional exige uma compreensão contínua das transformações históricas e culturais, analisando o que foi superado e o que está sendo construído no presente.
Referência(s)