Artigo Acesso aberto Produção Nacional

RAMY, A GAROTA QUE CALCULAVA

2024; Volume: 5; Issue: 4 Linguagem: Português

10.51189/integrar/rema/4402

ISSN

2675-813X

Autores

Ramilli Maria de Oliveira, Renato Massaharu Hassunuma, Patrícia Carvalho Garcia, Sandra Heloísa Nunes Messias,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Introdução: o ensino de Matemática aplicada à área da Saúde é muito importante devido à sua aplicação em cálculos de diluição de soluções, conversão de unidades, aplicações de fórmulas em cinética enzimática, entre inúmeros outros exemplos. A Aprendizagem Baseada em Narrativas corresponde a uma estratégia didática que pode ser utilizada na capacitação e treinamento de profissionais nas diferentes áreas da Saúde. Objetivo: propor uma estratégia didática inspirada na Pirâmide de Freytag para o desenvolvimento de histórias em que seja necessária a resolução de cálculos de matemática na área da Saúde. Material e métodos: foi desenvolvido um formulário didático com questões baseadas na estrutura da Pirâmide de Freytag: exposição, ponto de virada I, ação ascendente, clímax ou ponto de virada II, ação descendente, ponto de virada III e resolução. Resultados: A partir das questões norteadoras propostas no formulário didático desenvolvido, foi produzida a história “Ramy, a garota que calculava”, inspirada no livro “O homem que calculava” do escritor Malba Tahan. Na história, a resolução depende de um cálculo de diluição de solução. Conclusões: o formulário didático baseado na Pirâmide de Freytag desenvolvido na presente pesquisa pode ser um valioso instrumento para o compartilhamento de casos clínicos verídicos, o desenvolvimento de casos clínicos de ficção e de questões mais elaboradas para avaliações de alunos, bem como para o desenvolvimento de atividades a serem aplicadas em sala de aula sobre os mais diversos assuntos da Área da Saúde.

Referência(s)