TAÍ, EU FIZ TUDO PRA VOCÊ GOSTAR DE MIM:
2022; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.2177-8841.2022v13n2.65081
ISSN2177-8841
AutoresMaximiliano Marques, Lisa Shaw,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste artigo focaliza a trajetória artística de Carmen Miranda e aborda a forma pela qual a artista construiu seu (auto)marketing por meio da figura da baiana estilizada, tendo sua imagem ligada a produtos diversos e reproduzida no Brasil e no exterior. Examina também como Miranda contribuiu para popularizar e fixar essa figura nos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, ressaltando diálogos e tensões entre a “tradição” das fantasias da baiana “autêntica” e a “modernidade” dos trajes da baiana “alegórica”. Por fim, argumenta que Carmen Miranda associou a figura da baiana estilizada à imagem tropical do carnaval brasileiro e estabeleceu uma escola estética nas apresentações das escolas de samba.
Referência(s)