EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO NOTURNO DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE RORAIMA – BRASIL
2024; Volume: 2; Issue: 32 Linguagem: Português
10.56069/2676-0428.2024.516
ISSN2676-0428
AutoresMaria Do Rosário Alves Coelho,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente estudo investigou as causas da evasão escolar nos cursos noturnos da ETFRR, a fim de propor estratégias para reduzir esse problema. A pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, envolveu a aplicação de questionários e entrevistas com estudantes, professores e diretores. Os resultados indicaram que a evasão é um fenômeno complexo, influenciado por fatores como a dificuldade em conciliar trabalho e estudo, a falta de motivação e a percepção de que o curso não atende às expectativas dos alunos. Além disso, o contexto sociocultural e a qualidade do ensino também se mostraram relevantes. A pesquisa concluiu que a evasão é um problema multifatorial, demandando ações integradas para sua superação. Sugere-se investir em políticas que promovam a inclusão e a permanência dos estudantes, como a oferta de atividades complementares, a personalização do ensino e a valorização do trabalho docente.
Referência(s)