EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO NOTURNO DA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE RORAIMA – BRASIL

2024; Volume: 2; Issue: 32 Linguagem: Português

10.56069/2676-0428.2024.516

ISSN

2676-0428

Autores

Maria Do Rosário Alves Coelho,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente estudo investigou as causas da evasão escolar nos cursos noturnos da ETFRR, a fim de propor estratégias para reduzir esse problema. A pesquisa, de natureza quantitativa e qualitativa, envolveu a aplicação de questionários e entrevistas com estudantes, professores e diretores. Os resultados indicaram que a evasão é um fenômeno complexo, influenciado por fatores como a dificuldade em conciliar trabalho e estudo, a falta de motivação e a percepção de que o curso não atende às expectativas dos alunos. Além disso, o contexto sociocultural e a qualidade do ensino também se mostraram relevantes. A pesquisa concluiu que a evasão é um problema multifatorial, demandando ações integradas para sua superação. Sugere-se investir em políticas que promovam a inclusão e a permanência dos estudantes, como a oferta de atividades complementares, a personalização do ensino e a valorização do trabalho docente.

Referência(s)
Altmetric
PlumX