AS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA O CINEMA NA ESCOLA: UM ITINERÁRIO COMPARATIVO DE SUA GÊNESE HISTÓRICA NA FRANÇA, NA ITÁLIA E NOS ESTADOS UNIDOS
2024; Volume: 4; Issue: 11 Linguagem: Português
10.56083/rcv4n11-119
ISSN2764-7757
Autores Tópico(s)Cinema History and Criticism
ResumoEste artigo descreve alguns elementos sobre as políticas públicas voltadas para o cinema na escola através um itinerário comparativo de sua gênese histórica na França, Itália e Estados Unidos. As políticas públicas voltadas para o audiovisual, e especial o cinema, na França estão colocadas no âmbito das políticas públicas culturais e remontam às influências herdadas pelo Iluminismo e pela tradição de valorização da ciência e dos valores ligados à Revolução Francesa e aos direitos universais do homem. Na Itália o cinema esteve, durante o período entre-guerras, à serviço da propaganda fascista como promotor da visão ideológica que se pretendia propagar. Atualmente, as políticas de audiovisual da Itália, são caracterizadas por uma importante intervenção direta do Estado em uma ampla gama de serviços audiovisuais. No caso dos Estados Unidos, o cinema se apresenta como um embaixador da ideologia norte-americana no exterior, além de ser extremamente lucrativo. Esse tipo de comportamento comercial obviamente traduz essa concepção fundadora da ideologia norte-americana, que visa utilizar, para fins comerciais, a ferramenta cultural como vetor de propaganda da cultura norte-americana, além de decorrer de uma estratégia de internacionalização dos produtos cinematográficos globais.
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