
HISTÓRIA E TECNOLOGIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: DA AMBLYTOME À HIPÉRBOLE COM GEOGEBRA
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 12; Linguagem: Português
10.26571/reamec.v12.18733
ISSN2318-6674
AutoresIvonne C. Sánchez, Iran Abreu Mendes, Taiane de Oliveira Rocha Araújo,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste artigo explora o desenvolvimento histórico e epistemológico dos métodos de determinação da equação da Hipérbole, desde as noções de Menêcmo com a Amblytome e as contribuições de Apolônio, até a abordagem moderna com o GeoGebra. O foco é apresentar uma trajetória que integra a História da Matemática para apoiar o ensino da Hipérbole, enfatizando conceitos de razão e proporcionalidade em geometria e seu tratamento algébrico. Utilizando o GeoGebra, destacamos a importância de visualizar e compreender as correlações geométricas e algébricas, facilitando a aprendizagem dos alunos ao apresentar a Hipérbole como lugar geométrico. Este trabalho visa fomentar novas discussões sobre a integração da História da Matemática e tecnologias digitais no ensino, promovendo uma abordagem interdisciplinar e inovadora.
Referência(s)