Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Possibilidades e Desafios da Inserção da Computação Quântica no Ensino Médio

2024; SOCIEDADE BRASILEIRA DE FÍSICA; Volume: 46; Linguagem: Português

10.1590/1806-9126-rbef-2024-0213

ISSN

1806-9126

Autores

Lucas Queiroz Galvão, Suiane Ewerling da Rosa, Clebson Cruz,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A realidade atual exige conhecimentos científicos modernos para interpretar e participar das decisões sobre Ciência e Tecnologia. No ensino de Física, a Física Moderna e Contemporânea é pouco abordada na educação básica devido à desatualização curricular e falta de materiais, afetando a formação crítica dos estudantes. Mesmo quando abordada, a ênfase se limita aos primórdios da Mecânica Quântica, insuficiente para a compreensão dos problemas atuais. Este trabalho propõe explorar práticas de ensino de Computação Quântica no Ensino Médio, destacando sua relevância científica e industrial. Essas práticas se baseiam em ações realizadas no âmbito da presente pesquisa, assim como ações identificadas em um levantamento bibliográfico. Identifica-se três enfoques: Conceitual, Instrumental e Sociocientífico. O Enfoque Conceitual articula os conceitos da Computação Quântica; o Enfoque Instrumental aborda habilidades procedimentais e uso de tecnologias digitais e algoritmos quânticos; o Enfoque Sociocientífico foca na formação de atitudes e valores. A partir desses enfoques, elaborou-se uma matriz de orientação com três objetivos de aprendizagem: Informação, Questionamento e Tomada de Decisões. Essa matriz visa não apenas classificar, mas proporcionar uma compreensão abrangente das abordagens, possibilitando orientar práticas de ensino de Computação Quântica no ensino médio e como base para futuras investigações sobre a interseção entre práticas educacionais e discursos científicos.

Referência(s)