Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Sarah Affonso: diálogos transatlânticos

2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 32; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/1806-9584-2024v32n392147

ISSN

1806-9584

Autores

Dunia Roquetti,

Tópico(s)

Literature, Culture, and Criticism

Resumo

Resumo: Pioneira do movimento modernista português, Sarah Affonso (1899-1983) encontrou por todo seu caminho poderosos entraves concretos e inconscientes definidores do seu destino como mulher e como artista: coadjuvou sua identidade para protagonizar a do esposo e artista vanguardista, Almada Negreiros (1893-1970), e transmutou seu percurso artístico para gerir um projeto familiar. Será, pois, pela consciência da própria artista que apresentaremos à leitora brasileira a trajetória de uma mulher que se vestiu extraordinariamente de liberdade, mas logo despiu-se um pouco dela. Contextualizaremos ainda o seu lugar na história da arte moderna portuguesa retratando as figuras de linguagens e terminologias empregadas pela crítica coeva para defini-la embaixo de uma série de estereótipos ligados antes ao seu gênero que à sua pintura.

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