
TURVAMENTO ENTRE FICÇÃO E CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM FILMES DE FICÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 26; Linguagem: Português
10.1590/1983-21172022240201
ISSN1983-2117
AutoresRodrigo Vasconcelos Machado de Mello, Luiz Augusto Coímbra de Rezende Filho,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoRESUMO Diversos trabalhos de pesquisa têm alertado para a possibilidade de filmes de ficção científica (FC) influenciarem o público sobre a ciência, turvando as fronteiras entre conhecimento científico e ficção. Discutimos neste artigo, com base na literatura, o processo de turvamento como sendo composto por uma conjunção de elementos. Concentramo-nos na articulação de conceitos advindos de distintas áreas do conhecimento, não colocados em evidência em trabalhos anteriores: a construção discursiva de realidade no cinema de FC; o uso da linguagem da ciência; as características das narrativas do gênero de (FC), em especial o novum e o senso do maravilhoso; o reendereçamento e a subjetividade da audiência. Estes elementos se entrelaçam, levando à potencialização ou minimização do turvamento por estabelecerem relações entre a realidade empírica e aspectos imaginativos. Compreendendo estas nuances do turvamento, estudos de recepção de filmes de FC podem ampliar a compreensão de suas potencialidades e limitações como recursos educativos.
Referência(s)