
Explorando operações básicas com o Boliche Matemático
2024; Volume: 26; Linguagem: Português
10.34019/1984-5499.2024.v26.45847
ISSN1984-5499
AutoresGuilherme Corrêa, Patrícia Silvério da Silva Celedonio, Dos Santos, Lucas Figueira Mesquita Ribeiro,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO presente relato apresenta uma ação de intervenção com o jogo Boliche Matemático, realizada pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) Campus de Araguaína, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do núcleo de Matemática coordenado pelo professor Dr. Adriano Fonseca, junto aos estudantes do Ensino Fundamental II, das escolas-campo: Escola Estadual Norte Goiano e Escola Estadual Marechal Rondon, ambas no município de Araguaína/TO. Esta ação teve como objetivo principal abordar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes nas operações aritméticas fundamentais, com exceção da divisão. Por conseguinte, relatamos nossas experiências e expectativas durante o planejamento, elaboração e aplicação do jogo nos dois momentos em que foi realizada, bem como sobre a tendência de Jogos no Ensino de Matemática de maneira a contribuir com a produção de conhecimento.
Referência(s)