Artigo Acesso aberto Produção Nacional

TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E FOBIA SOCIAL EM CRIANÇAS COM TDAH: IMPLICAÇÕES PSICOSSOCIAIS

2024; Volume: 6; Issue: 11 Linguagem: Português

10.36557/2674-8169.2024v6n11p1811-1826

ISSN

2674-8169

Autores

Carlos de Bessa e Silva Júnior, Otávio Possagno Peixoto, Lizandra Carvalho Fedel, Aliandro Willy Duarte Magalhães, Danilo Vieira Gomes, Rui Medeiros, Victoria Furtado da Graça Cezar, Alexandre Almeida,

Tópico(s)

Occupational Health and Burnout

Resumo

Os transtornos de ansiedade e a fobia social têm alta prevalência em crianças diagnosticadas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), interferindo significativamente no desenvolvimento psicossocial. Este estudo tem como objetivo explorar a relação entre essas comorbidades e seus impactos na qualidade de vida e no comportamento social infantil. Foi conduzida uma revisão integrativa utilizando as bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), com os descritores: “transtornos de ansiedade”, “TDAH” e “fobia social”, combinados pelos operadores booleanos AND e OR. A seleção abrangeu estudos publicados entre 2019 e 2024. Os resultados indicaram que fatores neurobiológicos e ambientais contribuem para o desenvolvimento dessas condições, sendo essencial uma abordagem interdisciplinar para manejo e intervenção. Conclui-se que estratégias terapêuticas direcionadas melhoram a funcionalidade social e emocional das crianças.

Referência(s)