Artigo Acesso aberto

HíbriDoC: Método para a Classificação de Atividades de Computação Desplugada para uso no Ensino Híbrido

2024; Volume: 32; Linguagem: Português

10.5753/rbie.2024.3482

ISSN

2317-6121

Autores

Quesia Araújo, Anderson Corrêa de Lima, Castro Júnior, Wilk Oliveira dos Santos,

Tópico(s)

Teaching and Learning Programming

Resumo

A Computação Desplugada é uma técnica que consiste em ensinar conceitos e problemas de Ciência da Computação, por meio de uma coleção de atividades presenciais, sem o uso do computador (convencionalmente chamadas de desplugadas). Tais atividades têm despertado o interesse de professores e pesquisadores, e tem sido empregada em diversos países ao redor do mundo, podendo ser utilizada do ensino básico ao superior. Entretanto, assim como em outras áreas, o recente cenário de pandemia de Covid-19 afetou o envolvimento nas atividades presenciais de aprendizagem devido às mudanças nas formas de contato entre estudantes e docentes, e, também, pela opção pelo ensino remoto nas atividades de ensino. Este novo contexto trouxe consigo desafios para a utilização da Computação Desplugada, como por exemplo, sua utilização no ensino remoto ou híbrido. Para enfrentar esse desafio, este trabalho propõe um método para classificar atividades de Computação Desplugada, a fim de permitir que se possa identificar quais atividades de Computação Desplugada são mais adequadas para o ensino remoto e híbrido. Por meio de estudo de análise de validade de conteúdo com especialistas, os resultados demonstram que o instrumento é adequado para a classificação das atividades, ao mesmo tempo que sugerem possibilidades de melhorias em ações futuras. O estudo contribui especialmente para a área de Ensino de Computação, fornecendo um instrumento capaz de ser usado para classificar atividades de Computação Desplugada para serem usadas no ensino remoto ou híbrido.

Referência(s)