Artigo Acesso aberto

Crenças éticas dos consumidores sobre o consumo de produtos ilegais no Brasil

2024; Faculdade de Tecnologia da Zona Sul; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português

10.26853/refas_issn-2359-182x_v11n01_03

ISSN

2359-182X

Autores

Angelo Calori, Nuno Manoel Martins Dias Fouto, Valter Cavalcanti Lourenço,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

Este estudo avaliou as crenças sobre o consumo de produtos ilegais no Brasil. O comportamento desonesto do consumidor tem sido estudado em diversos países e este estudo atesta sua contribuição, identificando e atuando nessa lacuna de pesquisa na América Latina. Adotou-se o método qualitativo e uma abordagem exploratória abdutiva. A revisão e adaptação da CES foi efetuada e apoiou o roteiro de entrevistas semiestruturadas aplicadas a quinze participantes, potenciais consumidores selecionados no Shopping 25 de Março e na Galeria Pagé, ambos na região central da cidade de São Paulo. Os resultados sugerem maior tolerância aos atos desonestos da dimensão sem danos em relação às demais dimensões, tendo como argumentos principais: disponibilidade, preço do produto ilegal e o baixo poder aquisitivo dos consumidores. O consumidor responsabiliza a ausência do governo pela disponibilidade e magnitude do mercado ilegal no Brasil, rejeitam produtos roubados e aceitam produtos piratas na mesma proporção. Porém, argumentam terem dificuldade em diferenciar o que exatamente é ilegal, e não se reconhecem como responsáveis por agir refutando produtos duvidosos. O arrependimento não estaria relacionado à culpa ou ilegalidade, mas por se sentir enganado pela baixa qualidade dos produtos ilegais.

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