Olimpíada de Química: uma estratégia para aproximar estudantes do 9º ano da rede pública municipal de ensino do Instituto Federal: um relato de experiência de atividade de extensão
2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 12 Linguagem: Português
10.55905/revconv.17n.12-299
ISSN1988-7833
AutoresJeferson Stiver Oliveira de Castro,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste relato descreve a experiência de um projeto de extensão desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba, em 2022. O projeto buscou promover o interesse dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de Escola municipal e do ensino médio técnico do Instituto Federal pelo estudo da Química, descobrir jovens com talento e aptidões para a ciência Química, divulgar o Instituto Federal nas Escolas do município de Abaetetuba-PA, além de capacitá-los para competições como a Olimpíada Paraense de Química (OPAQ) e a Olimpíada Brasileira de Química Junior (OBQJr). As atividades envolveram divulgação, preparação por meio de aulas ministradas por professores de Química e a participação de alunos em competições de destaque. Os resultados foram notáveis, com a classificação de estudantes em fases avançadas das competições, maior interesse pela disciplina Química e desenvolvimento de cooperação entre os estudantes que participaram do projeto, evidenciando o impacto positivo da iniciativa.
Referência(s)