Artigo Acesso aberto

Olimpíada de Química: uma estratégia para aproximar estudantes do 9º ano da rede pública municipal de ensino do Instituto Federal: um relato de experiência de atividade de extensão

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 12 Linguagem: Português

10.55905/revconv.17n.12-299

ISSN

1988-7833

Autores

Jeferson Stiver Oliveira de Castro,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este relato descreve a experiência de um projeto de extensão desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba, em 2022. O projeto buscou promover o interesse dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de Escola municipal e do ensino médio técnico do Instituto Federal pelo estudo da Química, descobrir jovens com talento e aptidões para a ciência Química, divulgar o Instituto Federal nas Escolas do município de Abaetetuba-PA, além de capacitá-los para competições como a Olimpíada Paraense de Química (OPAQ) e a Olimpíada Brasileira de Química Junior (OBQJr). As atividades envolveram divulgação, preparação por meio de aulas ministradas por professores de Química e a participação de alunos em competições de destaque. Os resultados foram notáveis, com a classificação de estudantes em fases avançadas das competições, maior interesse pela disciplina Química e desenvolvimento de cooperação entre os estudantes que participaram do projeto, evidenciando o impacto positivo da iniciativa.

Referência(s)