Artigo Acesso aberto

O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2024; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 10; Issue: 11 Linguagem: Português

10.51891/rease.v10i11.17164

ISSN

2675-3375

Autores

Daniel P. R. Cabral, Adriana de Oliveira Ramos dos Santos Cherubini, Adriana Lisboa Martins Simonassi, Aline Paula Borré, Darlene Mamede de Oliveira, Janete Sousa Lopes Rodrigues,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este estudo abordou o problema da eficácia das ferramentas digitais no desenvolvimento cognitivo das crianças na educação infantil. O objetivo geral foi investigar como essas tecnologias poderiam ser utilizadas para promover habilidades cognitivas, como atenção, criatividade e resolução de problemas. A metodologia adotada consistiu em uma revisão bibliográfica, que analisou fontes relevantes sobre o uso de ferramentas digitais na educação. Os resultados indicaram que a integração de tecnologias digitais no ambiente educacional gerou melhorias significativas na atenção e no envolvimento dos alunos. A pesquisa também revelou que a função do educador na mediação do uso das ferramentas digitais foi fundamental, destacando a necessidade de formação contínua para que os professores pudessem guiar as crianças na utilização adequada dessas tecnologias. A análise sugeriu que as ferramentas digitais, ao proporcionarem experiências interativas, contribuíram para um aprendizado eficaz e atraente. As considerações finais apontaram a importância de continuar as investigações sobre a eficácia de diferentes ferramentas e a necessidade de adaptar as tecnologias às especificidades do público infantil. Em suma, o estudo evidenciou que o uso de ferramentas digitais pode ter um impacto positivo no desenvolvimento cognitivo das crianças, mas a mediação adequada e a formação dos educadores são essenciais para o sucesso dessa prática.

Referência(s)