Artigo Acesso aberto

A INFLUÊNCIA DA NEUROCIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

2024; Arche Scientific and Editorial Consultancy; Volume: 10; Issue: 11 Linguagem: Português

10.51891/rease.v10i11.17161

ISSN

2675-3375

Autores

Cleberson Cordeiro de Moura, António Joaquim Silva, Gilmara de Alvarenga Louroza, Márcio Silva, Monique Araújo de Brito, Maria Manuela Cruz-Cunha,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A pesquisa investigou a influência da neurociência na formação docente, com o objetivo de analisar como os conhecimentos neurocientíficos podem ser aplicados para melhorar as práticas pedagógicas. O problema central da pesquisa envolveu a dificuldade de integração desses conhecimentos no currículo de formação de professores, devido à falta de formação especializada e resistência à mudança nas práticas educacionais. A metodologia adotada foi uma revisão bibliográfica, com a análise de artigos, livros e dissertações sobre neurociência e educação, que permitiu identificar as principais contribuições e desafios da área. Os resultados mostraram que a neurociência pode melhorar o desempenho acadêmico dos alunos, ao fornecer aos professores ferramentas para adaptar o ensino às necessidades cognitivas e emocionais dos estudantes. Contudo, a implementação das práticas neurocientíficas enfrenta barreiras, como a falta de capacitação dos professores e a resistência institucional. A análise indicou que a formação contínua dos docentes é essencial para superar esses desafios e integrar as descobertas científicas no cotidiano escolar. As considerações finais apontaram a necessidade de aprofundar os estudos sobre as melhores formas de aplicar os conhecimentos neurocientíficos na educação, especialmente em relação à capacitação dos professores e à adaptação das metodologias de ensino. Além disso, sugeriu-se que futuras pesquisas investiguem os impactos de longo prazo dessas práticas no ensino e aprendizado.

Referência(s)