Artigo Acesso aberto Revisado por pares

MERLIN E MORGANA: MAGIA BRANCA E MAGIA NEGRA NA TELINHA E NA TELONA

2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Issue: 45 Linguagem: Português

10.15210/cdl.vi45.25140

ISSN

2358-1409

Autores

Justine Breton,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A lenda do Rei Artur, amplamente construída sobre uma lógica dual e maniqueísta, opõe duas figuras de bruxos que contribuem para a renovação constante da narração: Merlin, o mago conselheiro dos soberanos, e a fada Morgana, bruxa maléfica e ávida por poder. Embora ancorada na tradição literária medieval, essa repartição de gênero das personagens entre o Bem e o Mal constitui uma criação do século XX, largamente desenvolvida pelo cinema e pela televisão. Este artigo propõe um olhar diacrônico sobre a construção deste casal antitético, estudando a evolução dessas duas figuras essenciais da lenda arturiana e suas relações, desde sua aparição no século XII, em obras francesas e inglesas, até as maiores produções cinematográficas e televisivas da cultura popular: Os cavaleiros da távola redonda (1953), A Espada era Lei (1963), Excalibur (1981), mas também as séries televisivas Kaamelott, Merlin e Camelot.

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