DEUSAS, SANTAS E MONSTROS: O FEMININO TERRÍVEL EM FRONTEIRA, DE CORNÉLIO PENNA
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Issue: 45 Linguagem: Português
10.15210/cdl.vi45.22150
ISSN2358-1409
Autores Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoEste trabalho tem como objetivo analisar as características monstruosas de Maria Santa, protagonista de Fronteira (1935), primeira obra de Cornélio Penna e de grande importância para a vertente intimista do romance de 30. Tal monstruosidade situa-se no perfil ambíguo da personagem, que apresenta tanto elementos hieráticos quanto uma face sexual e assustadora. O temor causado por Maria Santa provém da imprevisibilidade de sua natureza e da impossibilidade de total controle sobre ela. Para atingir os objetivos mencionados, dividi o trabalho em duas partes: em um primeiro momento, valho-me dos estudos de teóricos como os de Camille Paglia (1990), David Gilmore (2011) e Rudolf Otto (2007) para explorar o aspecto sagrado, que, longe de conferir qualidades como as de benignidade à personagem, intensificam seu teratismo; em seguida, os trabalhos de Júlio França e Daniel Augusto P. Silva (2015), Jeffrey J. Cohen (1996) e Margrit Shildrick (2002) fornecem o aporte teórico para o exame da monstruosidade de Maria Santa, identificada em uma sexualidade predatória que ameaça simultaneamente a retidão masculina e a santidade da própria personagem. Assim, pretendemos incluí-la na categoria de um feminino terrível – uma mulher capaz de provocar temor e veneração a um só tempo.
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