Extensão universitária com vozes na educação e na escola: a experiência de um curso de educação popular

2021; Volume: 26; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15210/ee.v26i2.20559

ISSN

2358-8195

Autores

Rosana Passos Cambraia, Roberta Brangioni Fontes, Yan Victor Leal Da Silva, Nilza da Conceição Aguiar, Marivaldo Aparecido de Carvalho,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Este artigo tem como objetivos apresentar e discutir a experiência de um curso de extensão em educação popular e metodologias participativas, destacando suas contribuições para uma educação libertadora e contextualizada à realidade de alguns distritos em Minas Gerais, Brasil. A ação extensionista aconteceu no município mineiro do Serro, direcionada aos educadores da rede pública estadual nos distritos de São Gonçalo do Rio das Pedras e Milho Verde, localidades marcadas pelo contexto rural e tradicional quilombola. O curso de 20 horas contemplou os princípios da educação popular, metodologias participativas, interação com mestres dos saberes locais e trocas de experiências entre os educadores. Em um momento em que a educação hegemônica caminha no sentido da homogeneização e virtualização, num contexto político de ataque ao pensamento crítico, e desmonte de políticas para a educação do campo, o curso deu ênfase às práticas pedagógicas que enfatizam a dialogicidade, o pensamento crítico, os afetos, a valorização do contexto local e da diversidade cultural, a integração entre a teoria e prática. Segundo os próprios participantes, o curso possibilitou o aprofundamento das ações em educação popular, gerou a discussão coletiva voltada a proposição de ações resolutivas para os problemas pedagógicos, sociais e ambientais que permeiam o contexto educacional local. Essa experiência suscita a reflexão sobre a importância da extensão universitária junto ao ensino básico e na escola, exercendo a função social da universidade de dialogar, trocar saberes com as comunidades e fomentar ações que potencializam a transformação da realidade ainda desafiadora das escolas públicas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX