
Arquitetura Cenográfica em Jogos
2024; Volume: 7; Issue: 15 Linguagem: Português
10.55892/jrg.v7i15.1654
ISSN2595-1661
AutoresBárbara do Nascimento Oliveira, Anna Maria Vieira Soares Filha, ́Morgana Maria Pitta Duarte Cavalcante,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoO objetivo deste artigo é analisar a interseção entre a arquitetura e cenografia, com foco direcionado na arquitetura cenográfica em jogos digitais. A pesquisa possui abordagem teórico-analítica e qualitativa e foi desenvolvida em duas etapas: de revisão bibliográfica ampla e de discussão teórica detalhada sobre o tema. Observando evolução histórica da cenografia, a partir das conceituações dos cenários dos teatros da Grécia antiga, até sua abordagem e prática comum nos videogames modernos, observa-se que a cenografia virtual assume um papel fundamental como elemento narrativo e imersivo, potencializando a experiência dos jogadores. Por fim, este estudo destaca a arquitetura cenográfica como uma poderosa ferramenta para a criação de mundos fictícios interativos, proporcionando ao público um envolvimento singular com o espaço virtual.
Referência(s)