Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Arquitetura Cenográfica em Jogos

2024; Volume: 7; Issue: 15 Linguagem: Português

10.55892/jrg.v7i15.1654

ISSN

2595-1661

Autores

Bárbara do Nascimento Oliveira, Anna Maria Vieira Soares Filha, ́Morgana Maria Pitta Duarte Cavalcante,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a interseção entre a arquitetura e cenografia, com foco direcionado na arquitetura cenográfica em jogos digitais. A pesquisa possui abordagem teórico-analítica e qualitativa e foi desenvolvida em duas etapas: de revisão bibliográfica ampla e de discussão teórica detalhada sobre o tema. Observando evolução histórica da cenografia, a partir das conceituações dos cenários dos teatros da Grécia antiga, até sua abordagem e prática comum nos videogames modernos, observa-se que a cenografia virtual assume um papel fundamental como elemento narrativo e imersivo, potencializando a experiência dos jogadores. Por fim, este estudo destaca a arquitetura cenográfica como uma poderosa ferramenta para a criação de mundos fictícios interativos, proporcionando ao público um envolvimento singular com o espaço virtual.

Referência(s)