A construção de um semáforo no tinkercad: aberturas para trabalhar robótica com crianças

2024; Volume: 28; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15210/ee.v28i1.23687

ISSN

2358-8195

Autores

Fabiane Mondini, Ronaldo Araújo de Souza, Maysa Gabriela Lucas Izaias, João Pedro Gonçalves Dias, Eric Ribeiro Alves,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este texto tem por objetivo tematizar a construção de um semáforo na plataforma Tinkercad com alunos do 5o ano de uma escola pública da cidade de Votorantim — SP. As ações estão vinculadas ao projeto Robótica Educacional: uma proposta para o Ensino Fundamental I, que está em desenvolvimento desde o primeiro semestre de 2022 por um grupo de estudantes, atendido com recursos da Coordenadoria de Ações Afirmativas e Diversidades (CAADI), da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Orientados pela abordagem STEAM e pelo que vem se convencionando a chamar na região de inquérito da Educação Matemática de Educação Tecnológica, desenvolvemos oficinas de introdução à lógica de programação com o Scratch e elaboramos protótipos tais como dispenser automático de álcool em gel, carrinho de controle remoto, alarme de presença, semáforo. Este último é tematizado neste trabalho porque compreendemos a existência da possibilidade de abordarmos conteúdos conectados com o presente dos alunos, que vivem em uma realidade de pouco contato com as tecnologias digitais. A abrangência do texto também se estende ao tema das ações afirmativas, que desempenham um importante papel no combate à desigualdade social e às segregações, permitindo que pessoas pertencentes a grupos socialmente marginalizados alcancem espaços de influência no âmbito educacional, político, econômico, socioprofissional e cultural.

Referência(s)
Altmetric
PlumX