Cancelamento e resiliência através da canção: de Carmen Miranda a Karol Conká
2024; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA; Volume: 25; Linguagem: Português
10.5965/19847246252024e0306
ISSN1984-7246
AutoresJaimeson Machado Garcia, Ana Luiza Martins,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste estudo propõe analisar a utilização da música como resposta ao "cancelamento" sofrido por Carmen Miranda e Karol Conká. Apesar das diferenças temporais e de experiências, ambas enfrentaram controvérsias em suas carreiras e recorreram à canção como meio de expressar suas perspectivas. O estudo busca analisar o significado dessas canções, contribuindo para o debate sobre o "cancelamento" na cultura contemporânea. O trabalho se divide em três partes: introdução, apresentação do contexto dos "cancelamentos" e análise das canções, visando aprofundar nossa compreensão sobre o impacto do "cancelamento" na vida de artistas e as alternativas para enfrentá-lo. Após análise de Disseram que voltei americanizada, foi possível observar que Carmen Miranda reafirma sua identidade brasileira, enquanto em Paredawn, Karol Conká reflete sobre o seu cancelamento ao mesmo tempo em que critica o comportamento da massa “canceladora”.
Referência(s)