Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

“Mes que un club”: o valor de uma celebridade futebolizada e as produtividades de sua dominação carismática nos campos ideológicos e de poder

2024; FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE; Volume: 12; Issue: 24 Linguagem: Português

10.21665/2318-3888.v12n24p123

ISSN

2318-3888

Autores

Rodrigo Koch, Carlos Rodrigues,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Este texto discute o valor e o tamanho de uma celebridade futebolística no cenário contemporâneo pós-moderno, analisando que importância jovens aficionados atribuem ao ícone no atual circuito mercantilizado e espetacularizado da modalidade. O estudo está baseado nas produtividades do fenômeno da futebolização e apresenta dados coletados no Rio Grande do Sul (Brasil), em 2023, e na Comunidade Valenciana (Espanha), em 2021. Para a coleta de dados, foram utilizados formulários impressos e online aplicados com indivíduos na faixa etária entre 13 e 30 anos de idade, previamente identificados como futebolizados, além de observações participantes e entrevistas semiestruturadas. A análise desta investigação é feita a partir dos dados apresentados e dos discursos produzidos pelos jovens, tendo desdobramentos o conceito de dominação carismática de Weber, perpassando por discussões inspiradas no pensamento marxista, visando saber mais sobre a complexa ligação entre poder, classe e ideologia. Percebe-se que há situações ambíguas no futebol contemporâneo, que mesclam condições modernas e pós-modernas, sólidas e líquidas, individuais e coletivas. Submissão: 13 ago. 2024 ⊶ Aceite: 10 out. 2024

Referência(s)
Altmetric
PlumX