Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Sequência Fedathi e a investigação em um truque de baralho

2024; Volume: 3; Issue: 8 Linguagem: Português

10.56938/rceem.v3i8.4186

ISSN

2764-8311

Autores

Milinia Stephanie Nogueira Barbosa Felício, Carlos Henrique Delmiro de Araújo, Hermínio Borges Neto,

Resumo

A Sequência Fedathi representa uma postura de prática, e colocou-se nessa ocasião como oportunidade para investigar truques de cartas trazidos por um professor, que realizava a mágica mas não sabia explicar os resultados, ficando curioso. Esse estudo de caso promoveu a resolução do problema matemático apresentado, assim como o pensamento crítico, identificando a Sequência Fedathi na postura da técnica que resolveu o problema, modelando-o. O objetivo é apresentar aos professores um problema que possa ser explorado em sala de aula, utilizando a Sequência Fedathi e o truque de baralho como uma ferramenta para o fortalecimento das habilidades matemáticas como a modelagem, a análise crítica e raciocínio lógico.

Referência(s)