Políticas públicas de esporte escolar na fronteira Brasil-Bolívia
2023; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.119121
ISSN1982-8918
AutoresGilson Pacola, Carlo Henrique Golin,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEsta pesquisa, com caráter qualitativo, faz análises das percepções de docentes (professores de Educação Física) a respeito das consequências, dos entraves e/ou das possibilidades existentes na participação e integração dos alunos pendulares – discentes que moram na Bolívia e estudam na cidade fronteiriça brasileira de Corumbá, em Mato Grosso do Sul – nas políticas públicas em projetos voltados ao esporte escolar. Assim, foram realizadas, entre os meses de março e maio de 2021, entrevistas com onze professores do Ensino Fundamental de três escolas da Rede Municipal de Ensino. Os resultados do estudo apontam barreiras de acesso aos alunos pendulares (fronteiriços) nos projetos esportivos em decorrência da falta de transporte, fechamento da fronteira e capacitações dos docentes visando à educação intercultural.
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