Artigo Acesso aberto Revisado por pares

papel pedagógico do analista de desempenho das categorias de base do futebol brasileiro

2023; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.126473

ISSN

1982-8918

Autores

Manoel Eduardo do Prado Shamah, Gibson Moreira Praça, J. C. Dias de Moraes, Rodrigo Carlet, Thiago José Leonardi, Rogério da Cunha Voser,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A Análise de Desempenho e a Pedagogia do Esporte são áreas de conhecimento que apontam caminhos para a melhora da prática esportiva. O presente artigo buscou identificar o papel pedagógico na atuação dos analistas de desempenho das categorias de base dos clubes brasileiros. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou o procedimento de análise de Triangulação de Métodos, a partir de entrevistas semiestruturadas com dez analistas de desempenho das categorias de base dos clubes brasileiros de futebol masculino da série A (2020). Conclui-se que embora os analistas não percebam a sua atuação dentro dos clubes como de cunho pedagógico, na prática essa interface vem sendo necessária no desenvolvimento do trabalho destes profissionais. Dessa maneira o diálogo entre as áreas da Pedagogia do Esporte e da Análise de Desempenho pode contribuir para qualificação e atuação profissional dos analistas de desempenho, potencializando o processo de formação de jovens jogadores de futebol.

Referência(s)
Altmetric
PlumX