instalação de uma usina termonuclear no Rio Grande do Sul? Um Júri-simulado no Ensino Médio
2024; Volume: 37; Linguagem: Português
10.22456/2595-4377.129831
ISSN2595-4377
AutoresLucas Prates, Luiz Felipe de Moura da Rosa,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO presente trabalho tem como objetivo relatar uma atividade de ensino desenvolvida em duas turmas de terceiro ano de Ensino Médio, a partir do seguinte questionamento: “O que você pensa sobre a instalação de uma usina termonuclear no seu estado?”. A proposta didática foi edificada de modo a mobilizar como aporte a própria legislação vigente, buscando adotar metodologias ativas de ensino, com a intenção de promover o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. Enquanto estratégias de ensino, foram mobilizadas estratégias didáticas inovadoras, como a aprendizagem baseada em equipes e o Júri-simulado. Foi possível perceber que a atividade desenvolvida permitiu que os alunos trocassem uma posição passiva de receptores de conteúdos por uma postura ativa em sala de aula, tornando-se protagonistas de sua própria aprendizagem. Avalia-se também que a posição de mediador de aprendizagem é mais eficiente para a educação do que a de transmissor de conteúdos. Ademais, destacam-se a aprendizagem baseada em equipes e o Júri-simulado como estratégias didáticas que podem oferecer resultados positivos, se articuladas com propostas centradas em problematizações e comprometidas com o protagonismo dos estudantes.
Referência(s)