Artigo Acesso aberto

instalação de uma usina termonuclear no Rio Grande do Sul? Um Júri-simulado no Ensino Médio

2024; Volume: 37; Linguagem: Português

10.22456/2595-4377.129831

ISSN

2595-4377

Autores

Lucas Prates, Luiz Felipe de Moura da Rosa,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar uma atividade de ensino desenvolvida em duas turmas de terceiro ano de Ensino Médio, a partir do seguinte questionamento: “O que você pensa sobre a instalação de uma usina termonuclear no seu estado?”. A proposta didática foi edificada de modo a mobilizar como aporte a própria legislação vigente, buscando adotar metodologias ativas de ensino, com a intenção de promover o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes. Enquanto estratégias de ensino, foram mobilizadas estratégias didáticas inovadoras, como a aprendizagem baseada em equipes e o Júri-simulado. Foi possível perceber que a atividade desenvolvida permitiu que os alunos trocassem uma posição passiva de receptores de conteúdos por uma postura ativa em sala de aula, tornando-se protagonistas de sua própria aprendizagem. Avalia-se também que a posição de mediador de aprendizagem é mais eficiente para a educação do que a de transmissor de conteúdos. Ademais, destacam-se a aprendizagem baseada em equipes e o Júri-simulado como estratégias didáticas que podem oferecer resultados positivos, se articuladas com propostas centradas em problematizações e comprometidas com o protagonismo dos estudantes.

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