Artigo Acesso aberto

Descrever imagens, ampliar leitura

2024; Volume: 37; Linguagem: Português

10.22456/2595-4377.129769

ISSN

2595-4377

Autores

Adriana Letícia Torres da Rosa, José Batista de Barros, Paula Roberta Paschoal Boulitreau, Gabriela Patrícia Rodrigues Lins de Souza,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Esta pesquisa envolve o tema da audiodescrição (AD) como ferramenta pedagógica na escola. Segue os estudos da Linguística (BAKHTIN, 2003; MARCUSCHI, 2008; VOLOCHÍNOV, 2017) e da Educação Especial (MOTTA, 2016). Objetiva analisar a relevância da utilização da audiodescrição de imagens que retratam expressões corporais vivenciadas em práticas corporais como recurso de ensino-aprendizagem numa perspectiva inclusiva. Com base qualitativa, tem como corpus: 06 aulas do Comitê Paralímpico Brasileiro na plataforma “Movimente-se”; e textos pedagógicos disponibilizados aos estudantes do 6º ano do ensino fundamental em Educação física, no Colégio de Aplicação da UFPE, 2022 (duas apresentações em slides). Os resultados mostram que a audiodescrição de expressões corporais abarca vocabulário técnico relevante para compreensão dos conceitos e da natureza das atividades a serem executadas. A análise observa que na escola as aulas comportam a diversidade de imagens para compor o conteúdo informativo curricular, contemplando a variedade de gêneros do discurso (fotografia, desenho, vídeo, esquema, etc.), mas essas não são audiodescritas. Com o jargão próprio e a técnica da audiodescrição, foi realizada uma mostra de AD do material didático como indicativo de viabilidade de uso na escola. Defende-se a urgência do recurso à audiodescrição com fins a inclusão e acessibilidade.

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