Artigo Acesso aberto Revisado por pares

CINEMA E INTERMIDIALIDADE

2024; CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.55391/2674-6085.2024.3533

ISSN

2674-6085

Autores

Melissa Marangoni Leme, Maristela Gonçalves Sousa Machado,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

Este artigo propõe um modelo de análise fílmica, partindo tanto de uma perspectiva diacrônica quanto sincrônica, tendo como base teórica a intermidialidade. Inicialmente, será traçado o percurso histórico que culminou na legitimação do cinema como instituição consolidada através do advento da linguagem cinematográfica. Nesse primeiro momento, a análise será fundamentada na teoria de André Gaudreault e Philippe Marion (2000, 2002, 2005, 2016) em conjunto com David Bordwell e Kristin Thompson (2019). Posteriormente, demonstraremos como a teoria proposta por Lars Elleström (2017, 2021), especificamente seu modelo de comunicação centralizado na mídia, apresenta um arcabouço teórico que abrange uma análise fílmica completa no âmbito dos estudos intermidiáticos. Para exemplificar, utilizaremos o filme O Gabinete do Dr. Caligari (1920), dirigido por Robert Wiene.

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