CINEMA E INTERMIDIALIDADE
2024; CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português
10.55391/2674-6085.2024.3533
ISSN2674-6085
AutoresMelissa Marangoni Leme, Maristela Gonçalves Sousa Machado,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoEste artigo propõe um modelo de análise fílmica, partindo tanto de uma perspectiva diacrônica quanto sincrônica, tendo como base teórica a intermidialidade. Inicialmente, será traçado o percurso histórico que culminou na legitimação do cinema como instituição consolidada através do advento da linguagem cinematográfica. Nesse primeiro momento, a análise será fundamentada na teoria de André Gaudreault e Philippe Marion (2000, 2002, 2005, 2016) em conjunto com David Bordwell e Kristin Thompson (2019). Posteriormente, demonstraremos como a teoria proposta por Lars Elleström (2017, 2021), especificamente seu modelo de comunicação centralizado na mídia, apresenta um arcabouço teórico que abrange uma análise fílmica completa no âmbito dos estudos intermidiáticos. Para exemplificar, utilizaremos o filme O Gabinete do Dr. Caligari (1920), dirigido por Robert Wiene.
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