Artigo Acesso aberto Revisado por pares

POR OUTRA POÉTICA DO RUÍDO

2024; CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.55391/2674-6085.2024.3285

ISSN

2674-6085

Autores

Luiz Henrique Costa de Santana,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A crítica literária, desde a sua gênese na academia francesa de letras, transita de poética em poética: algumas mais presas a estruturas, outras mais livres de percalços, e outras que não são vistas como portadoras de uma capacidade analítica e crítica capaz de tecer leituras contundentes acerca do texto literário. Partindo desse pressuposto, pensamos nos tensionamentos que os escritos de Jacques Rancière (2016; 2021), Patrick Chamoiseau (1997) e Édouard Glissant (2021) podem proporcionar para uma singela tentativa de apreender o texto literário nascente nas cidades colonizadas como uma poética do ruído. Para tanto, autores literários como Chinua Achebe (2009), Patrick Chamoiseau (1993) e Chimamanda Ngozi Adichie (2008) foram mobilizados como um exercício crítico. Portanto, interessa-nos o que o ruído pode instigar em termos de crítica e leitura.

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