Artigo Acesso aberto Revisado por pares

SOMBRAS NO ESPELHO

2024; CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE; Volume: 22; Issue: 3 Linguagem: Português

10.55391/2674-6085.2024.3531

ISSN

2674-6085

Autores

Olga Valeska Soares Coelho,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Neste artigo, analisamos o filme Cisne negro em seu processo de transposição intermídia e interartes do ballet O lago dos cisnes. Trata-se de uma análise do cruzamento entre os signos presentes na linguagem fílmica e na linguagem coreográfica do ballet. O filme enfoca o percurso de Nina em sua busca por perfeição artística. No processo de transposição interartes, os signos presentes na coreografia entrelaçam-se ao enredo do filme compondo um universo psicológico tenso e dramático. Priorizamos, em nossa análise, o signo do espelho como elemento articulador entre as linguagens midiáticas. Trata-se, assim, de uma análise comparativa, tendo como referencial teórico diversos autores como Thaïs Diniz, Jürgen Müller e Carl Jung.

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