Estudos críticos em avaliação de políticas públicas:
2023; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.2525-5584.2023v8n2.66073
ISSN2525-5584
AutoresEwerlane Tavares de Oliveira, Camila Gonçalves de Mário,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO intuito deste artigo é, a partir de um balanço bibliográfico, sistematizar as principais contribuições de autores do campo de avaliação brasileiro que se alinham ao que, para efeitos analíticos, denominamos “campo de estudos críticos em avaliação de políticas públicas”. Os autores selecionados para a análise se caracterizam pela crítica à definição positivista comumente dada à avaliação, denunciam a desassociação entre valores e técnicas, a ideia de avaliadores como sujeitos neutros, e a concepção de que os melhores métodos avaliativos são aqueles inspirados nas Ciências Naturais, considerados “padrão-ouro”. Nesse sentido, propõem abordagens teóricas e métodos analíticos que consideram (1) a necessidade de os sujeitos envolvidos na construção da avaliação explicitarem suas matrizes de valor e (2) a importância de se substituir manuais com metodologias pré-definidas pela utilização de múltiplos métodos e instrumentos, segundo o que pede a pesquisa avaliativa. Ao final, explora-se o método de “avaliação em profundidade” que privilegia uma abordagem interpretativa, com uso de ferramentas de pesquisa da antropologia, como alternativa para o campo da avaliação de políticas públicas.
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