
A linguagem da música nas escolas de primeira infância: perspectivas a partir da dimensão estética no pensamento de Loris Malaguzzi
2024; Volume: 10; Issue: 19 Linguagem: Português
10.51359/2525-7668.2024.262744
ISSN2525-7668
AutoresSônia Aparecida Siquelli, Fernanda Andrade Reis,
Tópico(s)Linguistics and Language Studies
ResumoEste artigo propõe uma reflexão da presença da música na educação infantil, sob a perspectiva da dimensão estética da educação presente na abordagem de Reggio Emilia proposta por Malaguzzi (2012, 2016). Objetiva (re)pensar a presença da música na escola sob a perspectiva das linguagens tendo como ponto central a experiência estética e as relações que as crianças estabelecem em seu ambiente. A metodologia empregada priorizou o entrelaçamento teórico entre a pedagogia reggiana a partir da conceituação de ateliê e estética, pelos autores Vecchi (2017) e Hoyuelos (2020), e a educação musical, pelos autores Schafer (1991) e Akoschky (2001), com uma proposta de diálogo a respeito do que é música, o que ela pode significar, enquanto linguagem, para o desenvolvimento de crianças. Conclui-se, que é possível trazer a estética como possibilidade de desconstruir a visão reducionista e tradicionalista, que se tem da música no currículo da educação da primeira infância.
Referência(s)