
popularização da ciência no TikTok Fatos curiosos com Antonio
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 32; Issue: 2 Linguagem: Português
10.17851/2237-2083.32.2.526-559
ISSN2237-2083
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoDurante a pandemia da covid-19, muitos pesquisadores e cientistas se apropriaram das tecnologias disponibilizadas pela web para combater a desinformação, conquistando inclusive uma expressiva parcela do público jovem. Sob esse viés, este artigo analisa o vídeo mais curtido e comentado do perfil do tiktoker Antonio Miranda, publicado ainda durante a pandemia. O objetivo é analisar e discutir como os recursos semióticos configurados no vídeo contribuem para a construção de sentido e para a prática de popularização da ciência no ambiente digital, através do TikTok. A fundamentação teórica deste estudo é a Semiótica Social Multimodal (Burn, 2013; Hodge; Kress, 1988; Kress, 2010; van Leeuwen, 1999), que se concentra nas práticas sociais comunicativas de criação de significados de todos os tipos, sejam elas verbais, visuais e/ou sonoras. Os recursos semióticos mais recorrentes de filmagem e edição apontam para uma pujante interação de Antonio com o espectador, caracterizada pelo envolvimento, proximidade, descontração, desprovida de hierarquias de poder, como se seus mundos fossem familiares, semelhantes e coincidentes. Ademais, cabe aos gestos, à voz e à linguagem verbal o papel de transmitir credibilidade, enfatizar palavras-chave e oportunizar a fluidez e a assertividade na compreensão da explicação. Desse modo, o vídeo de Antonio se vale de escolhas semióticas que o distanciam da “torre de marfim”, onde supostamente se encontrariam os cientistas, para se aproximar da rua, das pessoas e do seu cotidiano
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