D’A SERIEDADE HUMANA DE BRINCAR À IMAGINAÇÃO DO ATOR EM FORMAÇÃO
2022; Volume: 8; Issue: 01 Linguagem: Português
10.15210/rps.v8i01.22551
ISSN2317-7438
AutoresJoão Pedro de Oliveira Medeiros,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoCom base na díade “trabalho-lazer”, eixo amplamente verificável no interior do universo teatral, dou ênfase à rotina dos jogos e brincadeiras, assim como suas funcionalidades pedagógicas para o ator em formação. Resultado de uma experiência etnográfica de um ano, iniciada em uma escola de teatro de Niterói (RJ) em fevereiro de 2021 e encerrado em fevereiro de 2022, este estudo busca rascunhar algumas considerações antropológicas sumárias sobre os vetores do jogo, da imaginação e do corpo dentro da arena teatral. Algumas categorias nativas (como, não ter medo de se expor ao ridículo e travado) se juntam à ambientação da sala de aula e à obrigatoriedade por um “uniforme” escolar preto fornecendo o lócus privilegiado para se observar que tipo de corpo se está formando nesses espaços, um corpo apto à imaginação.
Referência(s)