
CONSTRUIR CURRÍCULOS
2024; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE; Volume: 26; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14295/rdsis.v26i1.17508
ISSN1809-3108
AutoresKezia Rodrigues Nunes, Verônica Belf Roncetti Paulino, Camila de Oliveira Fonseca Ribeiro,
ResumoO artigo apresenta os sentidos que emergem na construção coletiva do Projeto Político Pedagógico das escolas, por docentes que atuam na educação infantil e participantes de um curso de extensão universitária. O campo problemático se constituiu ao destacar o incômodo vivido pelas docentes na construção do documento institucional, por muitas vezes não sentirem-se representadas e valorizadas nessa escrita. A metodologia adotada foi a pesquisa-intervenção pautada na pesquisa com os cotidianos e narrativas como procedimento para problematizar os diálogos entre os participantes. Realiza conexões com a noção de currículos em redes de conhecimentos e de avaliação como prática cartográfica de registros cotidianos. Apresenta a organização da quarta edição do curso Construir currículos com a educação básica, com 40h, 60 participantes, formato híbrido (remoto e presencial), realizado em 2022, em um Centro Municipal de Educação Infantil em Cariacica/ES. Como resultados, destaca a valorização: das interações colaborativas insterinstitucionais no pertencimento com o projeto e com a escrita, dos saberes profissionais, das aprendizagens das crianças, do conhecimento da história da instituição, da elaboração de versão atualizada do PPP da instituição.
Referência(s)