Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Atividades do tipo caixa-preta no Geogebra: uma análise através das modalidades do arrastar e funções da variação

2024; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.141593

ISSN

1679-1916

Autores

Robson da Silva Hessler, Márcia Rodrigues Notare,

Tópico(s)

Mathematics and Applications

Resumo

Neste artigo, discutimos o papel das modalidades do arrastar e funções da variação para a compreensão dos processos mentais que emergem da utilização do ambiente de geometria dinâmica GeoGebra para resolução de um problema de tipo caixa-preta. Nesta pesquisa qualitativa, realizamos a análise em profundidade do processo de resolução feito por um estudante de pós-graduação engajado na resolução de uma atividade de caixa-preta. Percebemos uma associação entre arraste sem rumo e a variação para contraste. Além disso, o arrastar guiado e o arrastar teste parecem relacionar-se com a variação para separação. Notamos também uma passagem entre esses tipos de variação, indo e voltando de uma para a outra. Esse processo culminou na variação para generalização, associado ao arrastar teste.

Referência(s)
Altmetric
PlumX