Atividades do tipo caixa-preta no Geogebra: uma análise através das modalidades do arrastar e funções da variação
2024; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.141593
ISSN1679-1916
AutoresRobson da Silva Hessler, Márcia Rodrigues Notare,
Tópico(s)Mathematics and Applications
ResumoNeste artigo, discutimos o papel das modalidades do arrastar e funções da variação para a compreensão dos processos mentais que emergem da utilização do ambiente de geometria dinâmica GeoGebra para resolução de um problema de tipo caixa-preta. Nesta pesquisa qualitativa, realizamos a análise em profundidade do processo de resolução feito por um estudante de pós-graduação engajado na resolução de uma atividade de caixa-preta. Percebemos uma associação entre arraste sem rumo e a variação para contraste. Além disso, o arrastar guiado e o arrastar teste parecem relacionar-se com a variação para separação. Notamos também uma passagem entre esses tipos de variação, indo e voltando de uma para a outra. Esse processo culminou na variação para generalização, associado ao arrastar teste.
Referência(s)