Artigo Acesso aberto

Otimização de processos e gestão de documentos da diretoria da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Amazonas

2024; Servicios Academicos Intercontinentales; Volume: 17; Issue: 61 Linguagem: Português

10.55905/rdelosv17.n61-192

ISSN

1988-5245

Autores

Rafael Mendonça Braz, Elton Pereira Teixeira, Márcia Ribeiro Maduro, Wlademir Leite Correia, Hilmar Tadeu Chaves, Rafael Lima Medeiros, Vanessa Coelho da Silva, Ricardo de Almeida Breves,

Tópico(s)

Brazilian Legal Issues

Resumo

A otimização de processos é essencial para aumentar a eficiência e minimizar problemas organizacionais. Este trabalho teve como objetivo principal aplicar os conceitos de otimização de processos e gestão de documentos na Diretoria da Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, a fim de promover a eficiência dos processos e comunicações realizadas no setor. Trata-se de uma pesquisa de caráter aplicada, descritiva e qualitativa, com uso da pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Os resultados demonstraram que os principais gargalos dos processos se encontravam nos modelos de ofícios defasados, os quais impactavam negativamente a celeridade e eficiência das atividades do setor. Procedeu-se a devida atualização dos ofícios e os novos modelos foram implementados, o que reduziu o retrabalho, aumentou a clareza das comunicações e melhorou a percepção dos colaboradores quanto à segurança e agilidade nas atividades. Conclui-se que a melhoria dos modelos de ofício trouxe maior eficiência ao fluxo de atividades do setor, redução de erros, celeridade nos processos e boa gestão documental, evidenciando também o papel crucial da otimização de processos para a eficiência organizacional.

Referência(s)