
Discutindo o ensino de derivação na educação básica à luz da aprendizagem linguística ativa
2024; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 66; Linguagem: Português
10.20396/cel.v66i00.8676791
ISSN2447-0686
AutoresJosé Sebastião Pereira Júnior, Rafael Dias Minussi,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo mostra uma descrição e análise dos resultados de oficinas didáticas para o ensino de derivação que levaram em conta para sua elaboração a Metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa. Essas oficinas foram aplicadas nos 6° e 9° anos de uma escola de rede municipal da cidade de Ipiranga, no Estado do Piauí. Desse modo, o trabalho pretende mostrar como esse método contribuiu para o ensino de língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental. A pesquisa desenvolvida tomou como base a Teoria Gerativa (Chomsky, 1986), com destaque para os aspectos metodológicos da Metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa (Pilati, 2017), objetivando aliar teoria e prática. A fim de contribuir para a realização da transposição entre teoria e prática, foram elaboradas e aplicadas oficinas em duas séries do ensino fundamental II. Desse modo, o trabalho define-se como um estudo de campo de abordagem qualitativa, em que foram buscadas informações baseadas em fundamentações teóricas já existentes, a fim de relacioná-las e analisá-las em compasso com a metodologia em questão. Os resultados da análise das oficinas mostraram um relevante avanço em relação aos conhecimentos obtidos pelos alunos após a aplicação das oficinas. Percebeu-se, na prática, que a Metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa fez diferença para o ensino de língua portuguesa na educação básica.
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