Acesso à aprendizagem da língua italiana: uma investigação sobre o cenário brasileiro de cursos digitais
2024; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.141537
ISSN1679-1916
AutoresTatiane Sbardellotto Veronese, Alexandra Lorandi,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste artigo apresenta o cenário de ofertas de cursos digitais de italiano no Brasil e, a partir dos resultados, discute sobre a democratização (ou não) da língua no país. A metodologia teve abordagem quali-quantitativa e caráter exploratório. A coleta de dados, através de uma pesquisa eletrônica, foi dividida em três protocolos: mapa virtual, site de busca e plataformas de MOOCs. Os dados apontam que na modalidade presencial há poucas ofertas gratuitas de aprendizagem da língua italiana, limitadas a instituições públicas ou ONGs. Quanto às alternativas online, a maior parte das opções oferecidas são em idioma estrangeiro e muitas das indicações em português são pagas. Além disso, várias das ofertas são vídeos, textos ou arquivos avulsos em páginas, sem sequências didáticas, o que não favorecem nem verificam o aprendizado do aluno. Ainda como resultado desta investigação, foram encontrados quatro cursos de italiano online em português e totalmente gratuitos; um deles incluía certificação grátis. O intuito da análise é instigar o debate quanto à relevância da língua italiana, tornando o acesso à aprendizagem do idioma mais amplo e verdadeiramente democrático no Brasil.
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