Matemática Dinâmica e Arte: uma proposta com projeção ortogonal para o desenvolvimento da visualização espacial
2023; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.137730
ISSN1679-1916
AutoresLucas Daniel Retore, Márcia Rodrigues Notare,
Tópico(s)Corporeality, Perception, and Education
ResumoEste artigo apresenta e analisa uma atividade realizada com o software GeoGebra que envolve matemática e arte pela construção de uma obra com técnicas de projeção ortogonal. A atividade faz parte do experimento empírico de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar potencialidades de softwares de matemática dinâmica como o GeoGebra para o desenvolvimento da visualização espacial e tem inspiração nas esculturas de arame do artista francês Matthieu Robert-Ortis. A análise baseia-se nas teorias da matemática dinâmica e da visualização de Gutiérrez (1996) e os resultados apontam que o software de matemática dinâmica contribui para a criação de imagens mentais dos conceitos abordados e para o emprego e desenvolvimento de habilidades de visualização.
Referência(s)