Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Matemática Dinâmica e Arte: uma proposta com projeção ortogonal para o desenvolvimento da visualização espacial

2023; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.137730

ISSN

1679-1916

Autores

Lucas Daniel Retore, Márcia Rodrigues Notare,

Tópico(s)

Corporeality, Perception, and Education

Resumo

Este artigo apresenta e analisa uma atividade realizada com o software GeoGebra que envolve matemática e arte pela construção de uma obra com técnicas de projeção ortogonal. A atividade faz parte do experimento empírico de uma pesquisa cujo objetivo foi identificar potencialidades de softwares de matemática dinâmica como o GeoGebra para o desenvolvimento da visualização espacial e tem inspiração nas esculturas de arame do artista francês Matthieu Robert-Ortis. A análise baseia-se nas teorias da matemática dinâmica e da visualização de Gutiérrez (1996) e os resultados apontam que o software de matemática dinâmica contribui para a criação de imagens mentais dos conceitos abordados e para o emprego e desenvolvimento de habilidades de visualização.

Referência(s)
Altmetric
PlumX