Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Computação desplugada no ensino fundamental: estratégia pedagógica para implementação do ensino do pensamento computacional

2024; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.141542

ISSN

1679-1916

Autores

Josiel Moreira da Silva, Charles Madeira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O Pensamento Computacional é uma das formas de estimular o desenvolvimento de habilidades essenciais às pessoas do século XXI. Este estudo apresenta um relato de experiência cujo objetivo foi desenvolver estratégias didático-pedagógicas para auxiliar professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental no ensino do Pensamento Computacional utilizando atividades de computação desplugada. Para isso, foram elaborados planos de aulas contemplando o ensino da computação a partir das habilidades relacionadas ao Pensamento Computacional. As aulas foram realizadas em uma turma do quinto ano de uma escola da rede pública. Os dados foram obtidos a partir da observação durante a realização das atividades pelos alunos e de questionários aplicados ao final de cada intervenção. Os resultados obtidos apontam que os alunos tanto compreenderam os conceitos da computação como desenvolveram as habilidades exploradas nas atividades, tendo em vista que a aquisição dos conteúdos do Pensamento Computacional explorados nas intervenções ocorreu satisfatoriamente.

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