Um Estudo de Caso sobre a Criação de V´ıdeos para o YouTube voltados ao Ensino de Redes de Computadores
2023; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 21; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.137788
ISSN1679-1916
AutoresRicardo Tombesi Macedo, Raul Ceretta Nunes, Susana Cristina dos Reis,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoAtualmente, o surgimento e a disseminac¸˜ao das redes de computadores proporcionou um melhoramento na qualidade de vida das pessoas, oferecendo um n´umero crescente de servic¸os por meio da Internet. No entanto, existem diversos desafios para ensinar os princ´ıpios fundamentais necess´arios para compreender de maneira aprofundada os aspectos t´ecnicos das redes de computadores, resultando em aulas sendo ministradas essencialmente de forma te´orica, e consequentemente, gerando baixo engajamento dos estudantes. Na literatura, existem trˆes principais categorias de trabalhos que abordam esses desafios. i) Trabalhos que aprimoram o ensino de sub´areas espec´ıficas, desconsiderando a grande ´area das redes de computadores; ii) Estudos que abordam a grande ´area de redes de computadores, mas alcanc¸ando apenas dezenas de pessoas; iii) Autores que empregam a plataforma YouTube como um recurso para ensinar centenas ou milhares de pessoas, mas cobrindo outros dom´ınios do conhecimento. Este artigo apresenta um estudo de caso sobre a criac¸˜ao de conte´udos para o YouTube, abordando diferentes t´opicos sobre redes de computadores. A metodologia empregada para o design do produto envolveu um estudo de caso, que seguiu um ciclo cont´ınuo organizado em sete etapas, para o desenvolvimento, cujas etapas envolveram , o Planejamento, a Roteirizac¸˜ao, a Gravac¸˜ao, a Edic¸˜ao de V´ıdeo, a Elaborac¸˜ao Multim´ıdia, a Publicac¸˜ao e a An´alise. Resultados indicam a boa aceitac¸˜ao dos produtos elaborados, ja´ que os v´ıdeos alcanc¸ando 17,7 mil pessoas, com 2,1 mil visualizac¸ ˜oes e com 49,7% de visualizac¸˜ao m´edia.
Referência(s)